A famosa timidez

27/11/2010 9:38 | 36 Comentários

A Famosa Atriz

A atriz baseia-se em textos, estímulos visuais, sonoros e outros para interpretar ou representar sua função. A sua vida começa assim, estuda, ensaia, se prepara psicologicamente e também fisicamente para atrair a sua meta principal de trazer uma emoção ao público que a assiste.

A sua personalidade não é divulgada na ação dramática que ela interpreta. Aquele papel é feito por algum tempo e depois vive a vida como ela deve ser vivida, a realidade. Mas no fundo a única coisa que ela deixou ao público foi a ilusão de trazer uma emoção, quer alegria ou tristeza. E aquela satisfação se evapora tão rápido como ela entrou.

É assim que muitos tem vivido a vida, interpretando um papel diferente do que ela é na realidade. Vive apenas uma emoção, que logo se evapora, e quando vai buscar algum resultado de alguma realização durável não a encontra.

Mas porquê? -Porque a ilusão é passageira.

A timidez é uma das fontes da emoção. É o que ela sente naquele momento do confronto com o desafio ou com algo novo. Não tem coragem de enfrenta-lo e vence-lo. Sua razão, diz que não é possível ultrapassar porque não é experiente nisso. Normalmente se vê inferior a alguém a quem ela aprecia.

A timidez é o que mais se encaixa nas horas difíceis porque ela já se conscientizou ou aceitou que aquilo faz parte do carácter dela.

Ela entra em um verdadeiro papel de artista. Estuda, ensaia, se prepara psicologicamente e fisicamente para quando chegar aos novos desafios sair pela direita. Ela faz um papel, mostra quem ela não é. Vive uma ilusão ou uma mentira. Acaba enganando aos demais escondendo a realidade do seu próprio pensamento. E no final das contas sempre se sente infeliz com as decisões e fracassos que vive constantemente.

Porque insiste no erro?

Porque ela se acostumou ou gosta da sensação de recuar diante das provas da vida. Ela foge. E sempre a culpa faz parte da personalidade dela.

Quem escolhe a nossa personalidade somos nós.
Quem tem o livre acesso a nossa escolha, somos nós. Então não vem com essa desculpa para boi dormir, que faz parte do seu destino.

É você quem escolhe quem quer ser.

Todos nós um dia nos acovardamos diante de alguma situação, porém há outros que se levantam e não deixam ser influenciados e enganados por esse tal “sentir”. Já despertaram e ultrapassaram os seus temores e aprenderam a ficar espertos para novos desafios.

Uma vez que confronta e vê o resultado, torna a confrontar porque vê que existe um potencial em si mesma.

E você vai cativar o que não presta ou vai expelir o que te faz mal?

A timidez vem com toda a força para aqueles que deixam ser influenciados pelas circunstâncias. Ela inibe a ponto de deixar a pessoa sentindo baixa auto-estima. Ela parece ser a saída dos novos desafios, pois para ela é muito difícil ultrapassar.

Para ser sincera, eu odeio a timidez. Ela é um verdadeiro esconderijo para as dúvidas que a pessoa carrega dentro dela. Ela é um refúgio para não enfrentar novos desafios e consequentemente ter experiências novas na vida. A vida do tímido sempre é a mesma, não progride e ainda assim a timidez é apreciada por muitos.

Ela anda com a dúvida e o medo. Com isso entram os pensamentos que se preocupam demais com o que os outros estão pensando dela. Não consegue ser original. Ela entra em uma cena, como de um filme e incorpora um personagem que não é ela, justo pelos pensamentos negativos ou até mesmo a razão que seduz , fazendo acreditar que ela não é tão boa quanto a outra.

Vivi Freitas

http://vivifreitas.blogspot.com/

Veja Também

36 Comentários

  • AVATAR

    Olla! ao programa coisas de mulher é com muito praser que escrevo para voces. eu sou Lavinia kazila de Angola na cidade do Lobito. vejo muito o vosso programa e hoje resolvi escrever ao programa não para criticar mas sim para dizer que é de certo modo que sou tímida, mas consigo escondê-lo frequentemente. Tenho muita consciência dos meus próprios actos e esforço-me constantemente por se exprimir e obter o respeito dos outros. Normalmente, isto funciona bem e aqueles que não me conhecem são facilmente enganados. pois posso ter uma série de “truques” que criam a ilusão de estar segura de mim e de ter coragem. assim posso dizer que asvezes escondo a minha timidez pois é muito ruim ser tímida a pessoa timida sente -se excluida de quase tudo.espero e consigam transmitir lindas palavras de afecto e coragem para todas as pessoas tímidas. quero mandar beijo para o meu pai Eduardo kazila e a minha mãe Redique Lucas Abias bjos para toda minha fmilia abias, amigos. e para voces as mais lidas, chiques e amaveis apresentadora convidadas em fim. forte beijos com sabor do verdadeiro amor

    Por lavinia kazila | 24 de Novembro de 2010
  • AVATAR

    Olá a todas vocês do programa Coisas de Mulher!!
    Fiquei muito feliz quando vi que o próximo tema do programa seria sobre a timidez. Eu sou uma pessoa tímida, por isso não vejo a hora de assistir o programa e pegar algumas dicas com vocês que eu tenho certeza vai ajudar a acabar com os meus medos, pois eu quero muito superar essa minha timidez.
    Um abraço a todas!!!

    Por Lu | 25 de Novembro de 2010
  • AVATAR

    Soi timida assumida, mas hoje, diferente de 10 anos atras, eu sei lidar com a timidez de maneira que ela não me atrapalhe, pois por causa dela, já perdi oportunidades únicas, que não voltam mais.A cada dia, luto contra ela, controlando-a. Um abraço!

    Por Amanda | 25 de Novembro de 2010
  • AVATAR

    Como vai vocês eu estou bem eu sou uma pessoa timida tenho poucos amigos e quando aceitei o senhor muitos se afastaro sou casada me dedico só a familia a gora com voces eu estou melho o beijo e o abraço

    Por Eliana de jesus | 25 de Novembro de 2010
  • AVATAR

    olá tudo bem com vcs,? mas não perco o seu programa todos os sabado assisto coisas de mulheres aprendo muito com tudo que é falado é um aprendizagem para mim que Deus abençoe e todos bjsss

    Por maria souza dos santos damasio | 26 de Novembro de 2010
  • AVATAR

    Oi amigas, faz muito tempo que não vejo o programa, e pude perceber que mudou completamene. Esta muito atrativo o cenário, gostei muito. Deixei de assisti já faz quase um ano, mas estou de volta. Esse tema realmente me chamou a atenção quando vi. Um abraço.

    Por Andreia Medeiros | 26 de Novembro de 2010
  • AVATAR

    Muito bom tema!. Quero parabenizá-las por esse programa.

    Por Avanir | 27 de Novembro de 2010
  • AVATAR

    Olá meninas, antes demais quero dizer que adoro assitir o vosso progrma…Sou de Angola, cidade de Benguela. Chamo-me Jeanine e tenho 25 aninhos. Considero-me uma pessoa extremamente timida, fui uma criança muito timida e que pedeu muito por causa da timidez. Acho que a timidez atrapalha mais do que ajuda, tive situações em que tive que respirar fundo e superar a minha timidez. Atrapalhou-me na apresentação de trabalhos e em muitas outras situações. Muitos beijinhos e timidos vamos tentar sair da casca, nãoé facil, mas temos que lutar

    Por Jeanine Ferreira | 27 de Novembro de 2010
  • AVATAR

    Olá, eu não era tímido, à nove anos vim morar em Portugal senti uma forte discriminação por ser brasileiro, me tornei uma pessoa extremamente tímida, hoje tenho muita dificuldade de me relacionar com uma parceira amorosa, passei a ter baixa estima e uma certa fobia de estar no meio social, exatamente como vocês comentaram na primeira parte do programa…

    Por Janderson | 27 de Novembro de 2010
  • AVATAR

    A minha irma sofreu mto da timidez na sua adolescencia chegou ao ponto de nao falar com ninguem pq ela dizia que todas sa pessoas a achavam feia, horrorosa. isto estava a lhe afeta-la mto com os seus estudos e com tudo o que passava na vida dela. começou a vestir como uma mulher mto velha, ela pensava que todo mundo estava contra ela fechava no seu quarto e saia dali so para comer e tomar banho mas graças a deus essa face passou e hoje ela ja é mto feliz

    Por luisa | 27 de Novembro de 2010
  • AVATAR

    this programa only have things about womans !!!!!!!!!!!!tell us something about mens!

    Por Luca porgoim | 27 de Novembro de 2010
  • AVATAR

    Olá voces do coisas de mulher depois de assistir o vosso programa prometo-me q ñ serei mas timida gostei hoje do tema e tenho a certeza que vou tirar a timidez dentro de mim eu já tentei tirar esta timidez dentro de mim maa não conseguia agora assistindo o tema de hoje prometo encarar qualquer coisa bjs de Núria e muito obrigaduuuuuuu

    Por Núria Ferreira | 27 de Novembro de 2010
  • AVATAR

    Boa Tarde

    Sou timida apenas para falar em publico, mas tenho bom relacionamento com qualquer grupo de pessoas. Mas confesso conseguir falar em publico será o meu maior desafio

    Por Carmem | 27 de Novembro de 2010
  • AVATAR

    pelo fato de eu ser tímida muitas vezes perdi em amizades , não conseguia entrar em rodas de conversa, e muitas vezes me senti acuada presa dentro de mim mesma. Hoje por causa da timidez e dos traumas causados por ela passo por uma situação de depressão , tendo assim que fazer uso de medicamentos!

    Por Andressa de Castro Evaristo | 27 de Novembro de 2010
  • AVATAR

    Olá, tenho um filho de 15 anos que é muito tímido,estou muito preocupada pois, não consegue interagir normalmente com as pessoas. Com a matéria do Coisas de mulher, passei a entender oque ele realmente sente, abraços a todos do Brasil !

    Por Maria Leonor | 27 de Novembro de 2010
  • AVATAR

    Olá ,sou de José Bonifácio/sp
    tenho 20 anos ,fui muito timida durante anos e ainda sou, sofro muito com isso,perdi oportunidades de ficar com alguém por quem eu estava interessada,já perdi amigos por causa da timidez,quase não saio de casa,só quero ficar sozinha…é muito doloroso pra mim,só que a timidez não é minha culpa ,é algo que começa desde bebe,e que sinceramente eu não tenho culpa por ser assim !

    Por Jéssica | 27 de Novembro de 2010
  • AVATAR

    Olá, querida… boa tarde!!! Pela primeira vez estou assistindo o programa coisas de mulher,o tema de hoje tem tudo haver comigo, já estou na minha segunda faculdade, já perdi oportunidades de trabalho e de relacionamento por causa da timidez, ela muito tem atrapalhado, anseio muito romper com essa timidez, ela me paralisa. Abraços a todas as apresentadoras. Deus abençoe a cada uma de vcs!!!

    Por Andreia de Altamira(Pa) | 27 de Novembro de 2010
  • AVATAR

    na minha adoleçencia eu era muito timido p/ conseguir namorado era muito dificil nao sabia como falar o que dizer era dificil mais guando comecei a trabalhar essa timidez foi saindo no dia a dia do meu trabalho hoje eu falo com quaquer pessoa

    Por Raimundo | 27 de Novembro de 2010
  • AVATAR

    olá, eu já canhecia o programa pela a internet, na tv foi 27/11 a primeira vez e gostei de vcs,o assunto da timidez foi mt bom, já que fora de casa eu me sinto inibida de falar em público devido a timidez. Beijos a todas e um bom fim de samana.

    Por maria da graça | 27 de Novembro de 2010
  • AVATAR

    Sou uma pessoa extremamente tímida. Hoje estou com 39 anos.Sóconsegui namorar aos 24 anos, O namoro não deu certo. sofri muito com o término, após alguns anos um senhor 35 anos mais velho que eu se interessou por mim, então como minha timidez atrapalhava (e até hoje atrapalha muuuuito essa questão sentimental), eu coloquei na minha cabeça que quem era eu pra escolher, ao contrário, teria mesmo é que ser escolhida e ainda ser agradecida. pensei e até hoje penso assim. Na época eu com 26 anos devido ao que mencionei acima, meio que de impulso, resolvi dar uma oportunidade ao”senhor” que por sua vez já estava com seus 60 anos. Na realidade acredito que se eu realmente tivesse amor por ele essa difernça não importaria, mas na realidade não o amava. O fato era que eu por conta da timidez não conseguia (e áté hoje é assim) conquistar ou aumenos me deixar ser conquistada por pessoas que realmente me chamavam á atenção. A história desse namoro que acabei de narrar, aconteceu já faz mais de 15 anos, e de lá pra cá, aí foi que a coisa ficou séria mesmo!? não consegui ou melhor não quis mais me dar a chance de um outro “senhor”, porque parece que pra mim só me resta esse tipo de pefil. e de certa forma não me atrai. Percebo que as pessoas mais jovens até gostam de mulheres mais velhas, mas desde que sejam “descoladas” , mas ” despojadas” etc e tal. e essas qualidades jamais irei ter. Só pra finalizar ACREDITO QUE TIMIDEZ É UMA QUESTÃO FAMILIAR. DEPENDE MUITO DO QUE VC RECEBEU DURANTE A FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE. PORTANTO PENSO QUE TIMIDEZ É UMA DOENÇA SEM CURA, PARECE QUE PRINCIPALMENTE PRA MIM. SOU UMA VÍTIMA DESSE MAL, SOU UMA PESSOA BASTANTE COMPLEXADA, AUTO-ESTIMA BAIXA E MUITÍSSIMAMENTE FRUSTRADA. PERCEBO QUE QUE NÃO TER O PERFIL DE ” UMA ANGELINA JOLIE”, POR EXEMPLO, QUANDO ME OLHO NO ESPELHO, ME VEJO UMA MULHER NORMAL E ATÉ COM BONS PREDICADOS (rsrsrs), E DE CERTA FORMA ISSO SE CONFIRMA COM ALGUNS ELOGIOS QUE RECEBO, SOU INDEPENDENTE FINANCEIRAMENTE E ETC E TAL…. ENTRETANTO, APESAR DESSES ATRIBUTOS SOU MUITO INTROSPECTA.. NA REALIDADE NÃO SOU SÓ TÍMIDA, SOU TÍMIDA AO QUADRADO.
    Assisti o programa pela primeira vez hoje e amei !!! especialmente o tema discutido! Gostei de verdade e vou procurar assistir mais vezes! Eu só lamento por vocês não terem o atídoto pra combater esse veneno ” que é a timidez” um veneno que destroi a pessoa pouco a pouco, no dia-a-dia, nas mínimas coisas….
    OBRIGADA! DESDE JÁ PEÇO DESCULPA PELO DESABAFO! UM ABRAÇÃO PRA VOCÊS E FIQUEM COM DEUS.
    Ficaria muito feliz se tivesse a oportunidade de receber algo da parte de vocês no meu e-mail.
    com carinho Ana.

    Por ana dos santos | 28 de Novembro de 2010
  • AVATAR

    a timidez ja me deixou de viver e lutar pelos meus sonhos

    Por jorge madeira | 28 de Novembro de 2010
  • AVATAR

    ola bom bia eu tenho um filhoe ele e timido eu ja tive de tirar ele de 3 escolas de futebol por causa da timidez e eu acho que a timidez prejodica muito!!!!!!!!!!!!!xau bjjjjjjjjj

    Por mayra lopes | 28 de Novembro de 2010
  • AVATAR

    olá! gostaria de rever vídeo sobre como usar e amarrar os diversos modelos de lenços e encharpes,adorei.
    obrigada e um grande bj. carla – rs – brasil

    Por carla j leão | 28 de Novembro de 2010
  • AVATAR

    eu queria tanto ver o programa no sábado porém não foi possível portanto passei no site para ver se encontrava o programa que falava da timidez. o que acontesse na cabeça de um tímido é horrivel!!! pelomenos comigo foi, onde eu tentava pensar o que os outros pensavam de mim, e geralmente concluia que não eram coisas boas ao meu respeito. Portanto dentro da minha mente se criava uma histórias, (e que na realidade essas histórias nem eram verdade) e isso influênciava muito as minhas atitudes com relação aos que me rodiavam. eu ficava muito maguada atoa (completamente!) (o fulano passa por mim e não comprimenta…) ou seja! uma confusão dentro da minha cabeça que não era para tar lá!
    mas me livrei dessa timidez, confessando que não sou timida! hoje isso ja não faz parte de mim! ainda tenho algumas coizinhas para vencer, mas isso ja está resolvido! obgd boa noite!

    Por Nagoma Daniela | 28 de Novembro de 2010
  • AVATAR

    Olá, gostaria muito de participar do concurso da frase do casamento….como faço….aguardo respostas….obrigada

    Por Lucia Costa | 30 de Novembro de 2010
  • AVATAR

    olha!!!!!! gostaria de agradece-la! POIS ERA BASTANTE TÍMIDA, E ISSO ME INCOMODAVA MUITO!A PARTIR DAQUELA PALAVRA QUE A SENHORA FALOU DONA VIVI, LEMBRA?EU , HOJE SOU OUTRA MULHER!!!!!!!TIMIDEZ AGORA É COISA DO PASADO, GRAÇAS A DEUS!!!!!!!!!!MUITO OBRIGADA E GRANDE BEIJO!!!!!!!!!!

    Por suelena | 30 de Novembro de 2010
  • AVATAR

    Oi gente!gosto muito do programa de vcs …aprendo muito.
    Sentir falta da Paty Barbosa onde ela estar?ela ja nao estar no pais?Voces me respondem pelo programa ao vivo?noticias dela?
    Abraços a todas…
    Ana Paula Rio de janeiro(nova iguaçu.

    Por ana paula | 1 de Dezembro de 2010
  • AVATAR

    É verdade Dna. Vivi , a timidez não faz parte de nós , não nascemos com ela , nos á adquirimos por não enfrentar as circustâncias , é uma fraqueza que precisa ser exterminada e só conseguimos retirar este mau das nossas vidas confrontando á nossa timidez ouvindo a nossa razão que nos mostra que temos um potencial para vencer qualquer situação pela nossa fé .

    Por Ana Camila | 7 de Dezembro de 2010
  • AVATAR

    Olá, querida… boa tarde!!! Gostei muito assistindo o programa coisas de mulher, É importante preciso aprendo coisas muito do programa. To adoro esse coisasmulher!!

    Por Maristela cardoso | 10 de Dezembro de 2010
  • AVATAR

    boa noite.
    Não sabia que era timida, tinha medo de encarar a realidade, sempre querendo fugir ou querendo ser igual as outras pessoas, virei critica e querendo me sobresair perante os erros das outras pessoas. E ontem quando fui me expressar em uma leitura simples e básica do meu curso passou-se alguns desses pensamentos, das pessoas que podem ser melhores, que todos estão me olhando, que eu mais uma vez iria gagejar ( coisa que não faz parte de mim desde a infância e que de uns tempos para cá, quis voltar) enfim voz trêmula e medo e depois que apresentei fiquei com uma impressão ruim, mesmo assim encarei FALEi vou ter que falar sempre n tem jeito, e a vida é assim, se eu não o fizer quem irá fazer por mim. Então eu o fiz para mim foi uma grande conquista, , e da próxima já falarei 100% , pois não aceito esse JEITO TIMIDO em minha vida.

    Por Blhenda | 9 de Fevereiro de 2011
  • AVATAR

    Ola genten! gostei e achei muito importante a materia exibida no j.u que fala sobre timides .quando era adolescente sofri muito com isto e hoje ja adulta eu vejo a consequencia que esta doenca me causou por ser muito timida tinha poucos amigos eo pior deixei continuar meus estudos e de ser uma profissional em alguma area por vergonha simplismente de entra em sala de aula .hoje tenho que trabalhar e aceitar que o mercado de trabalho me oferece com opouco de estudo que tenho!tudo isso hoje me causa uma grande magoa de mim mesmo por nao ter procurado ajudaQUE FALTA ME FEZ UMAPSICOLOGA ORIENTADORA NAQUELA EPOCA .e agora e seguir em frente.ro

    Por rosangela | 17 de Fevereiro de 2011
  • AVATAR

    parabens por esse programa ele nos da dicas maravilhosas adorei !!

    Por JEANE SIMOES | 23 de Fevereiro de 2011
  • AVATAR

    Olá, me senti melhor quando pintei o cabelo de loiro, as pessoas me elogiavam e me senti mais confiante. Depois fiz uma viagem, conheci pessoas novas e vi pessoas já conhecidas, foi muito bom, pois me senti mais confiante… espero que isso tbm me ajude quando eu ver meu ex namorado, vai ser massa!!!

    Por Naiane | 28 de Março de 2011
  • AVATAR

    gostei de saber q nao nascemos essa droga de timidez. mas esta muito dificil pra mim. desistir d continuar os estudos nao fiz amigos e deixo d ir a festas, a lugares movimentados por me sentir mau, fico inquieta louca para sumir daquele lugar e com isso cada dia q passa fico mais solitaria e nao sei o q fazer.quero uma resposta…

    Por gisele | 18 de Junho de 2011
  • AVATAR

    É HORRÍVEL A TIMIDEZ….

    Por MARIA | 16 de Julho de 2011
  • AVATAR

    Ola.Eu sou mt timida e a timidez me paraliza,saí a até da igreja q eu fazia parte porq não conseguia fazer amizade me sentia inferior ESTRANHA.Gostaria de um aconselhamento tem como?
    Sou grata!
    Parabéns pelo site e pelos programas estão otimos!

    Por Clara | 21 de Julho de 2011

Leave a comment

Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.