Pele dos 20 aos 60 anos

23/03/2011 17:48 | 3 Comentários

Dos 20 aos 60 anos, a sua pele merece um cuidado especial

Controle aos 20…
Nessa etapa, basta combater a oleosidade excessiva para acabar com os poros dilatados, o brilho exagerado, a acne e as manchas que ela pode causar. Seu principal aliado é a limpeza de pele completa. Uma boa hidratação com produtos à base de ácido hialurônico, aquaporine ou aquaxyl também é recomendada.

“Melhor ainda se o creme trouxer zinco, que reduz a atividade das glândulas sebáceas, e peróxido de benzoíla, hamamélis ou ácidos glicólico ou retinoico, que combatem a acne”. Mas atenção: para o hidratante funcionar direito, é essencial limpar a pele duas vezes ao dia.

Prevenção aos 30…
Radicais livres, manchas escuras de depilação e perda da firmeza. É contra eles que você tem que lutar nessa fase da vida para adiar ao máximo o aparecimento dos primeiros sinais do envelhecimento. Procure antecipar a esses problemas tomando alguns cuidados simples, como limpar, tonificar e hidratar o rosto duas vezes ao dia e aplicar protetor solar com FPS 20, no mínimo.

Para quem tem pele oleosa ou mista, o sabonete com calêndula ou hamamélis é uma boa medida a ser tomada, pois ajuda a controlar a produção de sebo. Já para a seca, sensível ou normal, a melhor opção é a aloe vera, que tem propriedades emolientes e cicatrizantes. “Quanto a hidratantes, indico para as maiores de 30 os enriquecidos com vitamina C a 10%.

Atitude aos 40…
O momento pede que você mude as estratégias, procure usar mais cremes e em concentrações mais altas, além de aumentar o FPS do protetor – para combater inimigos de peso, como manchas de sol, queda dos hormônios e flacidez.

O primeiro passo é usar sabonete, tônico, hidratante, creme para a área dos olhos e protetor solar toda manhã, nessa ordem.

À noite, alterne creme firmador e ácido retinoico ou glicólico para combater a flacidez e estimular a renovação celular, respectivamente. Uma vez por semana é importante fazer também uma esfoliação para eliminar células mortas.

Mais ação aos 50…
É possível, sim, exibir uma pele sem manchas hormonais, lisinha e viçosa nessa faixa etária.

Mas isso vai exigir mais dedicação do que você tinha aos 30. Afinal, a barreira de proteção e a firmeza cutânea já não são mais as mesmas.

Diante desse quadro, é preciso lançar mão de produtos multifuncionais, como um sabonete rico em óleos vegetais, que confere hidratação; tônico em forma de água termal, que acalma a pele; e protetor solar com ativos antioxidantes.

Três vezes por semana é indicado passar, à noite, ácido glicólico, kójico, retinoico ou salicílico para provocar uma descamação suave e estimular o colágeno.

Disciplina aos 60…
Beleza, saúde e bem-estar têm que caminhar juntos nessa fase e fazer parte do seu dia a dia para que manchas, vincos e flacidez não fiquem tão intensos e a maturidade seja conferida só nas suas atitudes.

É por essa razão que os cuidados com a face, o colo e o pescoço aos 60 anos precisam ser inseridos na rotina assim como escovar os dentes e tomar banho. E isso inclui higienizar, tonificar, hidratar, nutrir e proteger a pele contra o sol duas vezes ao dia – a única diferença é que, à noite, você deve substituir o hidratante e o protetor por um creme anti-idade à base de vitaminas C e E e ácidos, caso do retinoico e o glicólico.

Fonte: Mulher Abril

Veja Também

3 Comentários

  • AVATAR

    oi eu sou giovana,tenho 36 anos mais mi sinto com 45,sou maê de tres fihlos,com idades de 19,17 e10anos,gostria de uma dica para eu cuida da minha pele,por favor.obrigado!

    Por giovana c santos | 5 de Abril de 2011
  • AVATAR

    adorei a dica , bom eu linpo a pele td dia agora vou começar a linpar a pele duas vez por dia .

    Por jaciele freitas do nascimendo | 15 de Abril de 2011
  • AVATAR

    acabo de fazer 60 anos como cuidar minha pele com acidos to cheia dessas rugas indiscretas

    Por enir | 22 de Abril de 2011

Leave a comment

Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.